O que é recalque? (parte 1)

assessoriaaoprofessor-mai07Você, caro leitor, certamente já deve ter feito ou pensado coisas das quais, após algum tempo, se envergonhou e que se pudesse voltaria no tempo e não faria de novo, certo? Isso costuma acontecer com muitas pessoas após uma noite de bebedeira, é a chamada “ressaca moral”: “Putz! Não devia ter falado (feito) aquilo!”

Pois é, estamos sempre nos arrependendo de algo, afinal,como diria Adão: “Errar é humano”. O problema é quando não dá pra remediar o estrago feito. Então, o que a gente faz? Tenta esquecer, fingir que nada aconteceu. A gente vê televisão, lê, bebe mais, sai para dar uma “espairecida”: tudo pra tentarmos nos distrair e esquecer aquilo de que nos arrependemos.

recalque (que vocês podem achar também nas obras de Freud como “repressão”) é basicamente isso: uma tentativa de esquecer. Só que diferentemente dessa nossa tentativa cotidiana de esquecer as bobagens que a gente fez, o recalque é um jeito de esquecer que ocorre inconscientemente e, além disso, sepulta a lembrança que foi recalcada pra sempre. No nosso esquecimento comum, a lembrança volta e meia aparece, não é? No caso do recalque não: em vez de a lembrança voltar à nossa consciência ela manda um pensamento substituto (Como quando em vez de falarmos “puta”, dizemos “garota de programa”) . Por que? Porque o que a gente recalca nos causa tanto horror que nós não suportamos vê-lo mais de uma vez.

Mas a essa altura o leitor deve estar se perguntando: mas, afinal de contas, o que a gente recalca?

A RESPOSTA, NO PRÓXIMO POST…

24 pensamentos sobre “O que é recalque? (parte 1)

  1. Pingback: O que um psicanalista faz? (parte 4) | Lucas Nápoli

  2. Me identifiquei posha.
    Pensei que recalque fosse algo ligado à inveja, e querer o mal para os outros. Esclareceu bem o que é!

  3. Pensei que fosse, quando vc manda alguém se recalcar, tipo: manter a postura, o equilíbrio, ficar na linha, saber se portar bem…

  4. Olá Nani! Bem, você pode utilizar o termo como quiser pois o português é uma língua viva, mas na teoria psicanalítica o conceito de recalque tem um significado preciso, que eu busquei esclarecer a partir deste post.
    Um grande abraço e apareça sempre!

  5. Recalque é oprincipal mecanismo de defesa, é o bloqueio de fatos dolorosos, proteção do Eu,de alguma ideia realcada que o individuo não consegue conviver. Ele dempedera de ajuda especializada para resgatar este fato doloso a sua realidade, iniciando assim um processo de superação, e admitir sua real condição.
    ex. umpaciente em tratamento oncologico quimo, é questionado sobre seu tratamento e ele relata estar recebendo um complexo de vitaminas, não relata a medicaçao associado a seu tratamento não por omissão, mas por que é o que ele acredita.

  6. Olá Eliane! Muito obrigado pelo comentário. Achei a primeira parte pertinente, só não entendi muito bem o seu exemplo. Poderia desenvolver um pouco mais? Fiquei curioso.

    Grande abraço e apareça sempre!

  7. Olá Natália! Você não é a primeira que consegue desfazer esse mal-entendido – que é próprio da linguagem. De todo modo, não é de todo equivocado dizer que uma pessoa com dor de cotovelo é recalcada, só não o é no sentido psicanalítico do termo.

    Grande abraço e apareça sempre!

  8. é axei tambem q recalque
    era um ato,de inveja,de qerer a pessoa mal
    mas esclreceu muito bem.
    obrigado

  9. muito obrigado vcs me ajudaram a saber o que é recalque eu pensava que era pessoas com inveja das outras……

  10. Pingback: Por que muitos adolescentes atravessam uma fase de excessiva timidez em relação ao sexo oposto? | Lucas Nápoli

  11. é possível uma pessoa, não ficar com a outra por recalque? porque ela é digamos, tem dinheiro , e ele é de origem bem pobre, e não a perdoa por causa disso, e apesar de gostar dela,ele a maltrata ? o que fazer nesses casos?

  12. Pingback: [Vídeo] Recalque | Lucas Nápoli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s