O que é transferência? (final)

Olá! Tudo bem? Este conteúdo não se encontra mais disponível aqui, pois foi reunido no ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”.

O livro será lançado no dia 15/10 às 07h da manhã em meu perfil no Instagram: http://instagram.com/lucasnapolipsicanalista

Comprando no dia do lançamento você obterá um desconto IMPERDÍVEL!

Ah, e nos três dias anteriores ao lançamento (12, 13 e 14) eu ministrarei um minicurso gratuito de introdução à Psicanálise. Então, siga-me lá no Instagram e não perca!

9 comentários sobre “O que é transferência? (final)

  1. Radha

    Olá Lucas, gostei muito do seu texto sobre transferência.
    Vc tem outros textos, estou interessada em aprofundar-me nesse assunto, mais especificamente em situações de “apaixonamento” pelo terapeuta, que muitos denominam como transferência.

    Abraços
    Radha

    Curtir

  2. Vica

    Lucas, vc tem muita didática! Sua explicação para transferência foi muitíssimo clara.
    Você faz análise?
    Eu estou sofrendo muito com a tal da transferência. Não consigo sair do meu padrão. Acho o meu analista o máximo e quero muito que ele me admire. Aí entro em parafuso quando falo do meu lado podre, porque morro de medo de perdê-lo, por mais que saiba que ele não vai me deixar na mão (mesmo porque pago as sessões em dia…) Custei para perceber que é esse o meu modo de operar na vida, mas ainda não sei como sair dessa angústia. Algum conselho?
    Parabéns pelo texto! Um abraço, Vica

    Curtir

  3. lucasnapoli

    Vica, em primeiro lugar muito obrigado pela visita e pelos elogios.
    Pelo que você contou, pode-se dizer que seu analista está fazendo um ótimo trabalho. Explico: é que quando a transferência se encontra, assim, bem estabelecida, é sinal de que o seu modo padronizado de viver foi atualizado na sessão de análise, o que significa também que sua neurose passou a ser uma neurose de transferência.
    A saída da transferência vai depender de como o seu analista conseguir manejá-la junto com você. Se ele continuar sendo competente (e você ajudar rs), com o tempo você vai conseguindo tomar distância desse jeito padronizado de viver. Não que você vai deixar de vivê-lo (isso pode acontecer, sim) mas o mais importante é que você não vai mais ser escrava dele.
    Fique tranquila, você está numa fase essencial do tratamento. Continue fazendo a sua parte: associação livre (rs).

    Um abraço!

    Curtir

  4. lucasnapoli

    Prezada Radha, de minha autoria não tenho outros textos não, mas tenho notado que transferência tem sido um tema muito visualizado. Em breve farei mais considerações.

    Um abraço!

    Curtir

  5. Geórgia Daphne Sobreira Gomes

    Olá, Lucas, é a primeira vez que eu consigo entender o que seria “transferência”. Muito didático o seu conceito. Parabéns!

    Curtir

  6. Jennifer Barros

    Oi. Sou estudante do 6º semestre de psicologia. Já tinha lido o texto de Lacan que fala sobre o “Sujeito suposto saber” e posso dizer que só agora, depois de ler seu texto, que realmente entendi o significado pleno desse termo.
    Obrigada e sucesso.

    Curtir

  7. Gabriel

    Olá Lucas, obrigado por compartilhar esse texto! Muito esclarecedor uma vez que falar de psicanálise é um tanto quanto desafiador.
    Faço terapia a pouco mais de quatro meses e, não sei se propositadamente, meu analista nas ultimas semanas tem me deixado “aguardando um novo horário”. Esse silencio por parte dele vem me angustiando por dentro, me deixando a cada dia com mais raiva. Esse afastamento por parte do psicanalista pode ser um processo da transferencia e/ou da analise ? Essa raiva é bem parecida com a de rejeição/falta de justificativa.

    Curtir

Deixe um comentário