Como você lida com o seu passado? (parte 1)

Esta é a primeira parte de um dos dois posts em que pretendo desenvolver algumas idéias que me vieram à mente no decorrer da leitura do texto “O niilismo e o problema da temporalidade” de Gianni Vattimo que figura na excelente coletânea de ensaios do autor intitulada “Diálogo com Nietzsche”. Pra variar, são idéias que buscam estabelecer algumas relações entre o que se encontra no texto e a Psicanálise.

Nietzsche e os dois modos de encarar a história

No início do ensaio, Vattimo aborda o conceito nietzschiano de “eterno retorno” (ewige wiederkehr, em alemão), seu caráter conceitualmente problemático e as diversas interpretações do termo pelos comentadores de Nietzsche. Antes de esboçar a sua própria interpretação, Vattimo faz um breve percurso pelo modo como Nietzsche encara o problema da temporalidade. É essa seção do texto que me serve de inspiração aqui.

Segundo Vattimo, desde seus primeiros escritos Nietzsche tece duras críticas ao modo como a tradição ocidental se acostumou a lidar com sua própria história, a saber: buscando fazer uma remontagem completa dos fatos ocorridos, como se fosse necessário desvendar o que aconteceu no passado em sua totalidade. A maior ilustração dessa tendência de “querer tudo saber”, cujo ponto de origem o filósofo localiza na figura de Sócrates, é o próprio surgimento de uma disciplina científica denominada precisamente “História” que se dedicará justamente a desenvolver métodos e teorias para o conhecimento o mais fiel possível do passado.

Para Nietzsche, esse desejo de produzir um retrato completo do que se passou constitui o que ele chama de “doença histórica”. Sim, doença, pois torna o homem menos capaz daquilo que ele pode fazer ao aniquilar sua criatividade. A investigação minuciosa do passado faz com que se perca a visão do possível na medida em que tudo o que poderia ser criado como novo passa a ser visto como mera reprodução daquilo que já ocorreu. Frente à grande massa do que já aconteceu, a ação que se processa no hoje em vista de um futuro perde em potência e em sentido, pois é encarada como mais um grão de areia na praia do tempo.

Por outro lado, a tendência de querer tudo saber pode levar também à suposição bastante comum de que tudo o que aconteceu, aconteceu em função de uma determinada finalidade: é a idéia de que a história possui um sentido e que, portanto, nossa ação não tem potencial algum de criar algo novo, pois o curso das coisas já se encontra pré-determinado.

Qual alternativa Nietzsche contrapõe à doença histórica? Qual seria o modo correto de lidar com a história na visão do filósofo?

Para Nietzsche a origem da resposta está justamente naquilo que não tem história, ou seja, no elemento que não muda apesar de todo o resto se transformar. Esse elemento é a vida. Nietzsche inverte os termos que foram conjugados na doença histórica. Para o filósofo, o Ocidente colocou a vida a serviço da história. Para Nietzsche o correto é que a história esteja a serviço da vida. E com o termo “vida” o filósofo quer expressar justamente o caráter daquilo que é vivo, isto é, a possibilidade de criação, de invenção e de reinvenção. A relação correta com o passado, portanto, é aquela que vê a história como um manancial de eventos cuja apropriação pode ou não fortalecer, expandir e facilitar a nossa capacidade de criar, de agir. Nem tudo o que aconteceu deve ser apropriado por nós, pois há eventos que limitam e reduzem a nossa capacidade de agir. Ou seja, o crivo para o que deve ou não ser apropriado é sempre a própria vida.

No entanto, para que se possa saber discernir o joio do trigo é preciso estar consciente da própria força da vida, que não muda e que ultrapassa a história. Quem não está consciente da vida não percebe que há algo não-histórico e é, assim, facilmente levado a desenvolver a doença histórica, ou seja, a pensar que é presa de um destino ou que sua ação não vale nada em vista de tudo o que já aconteceu.

O que tudo isso tem a ver com a Psicanálise? É o que veremos no próximo post.

CONTINUA…

8 comentários sobre “Como você lida com o seu passado? (parte 1)

  1. Como eu adoro Nietzsche. Fiz uma vez um trabalho para a faculdade sobre o sofrimento humano com base numa perspectiva nietzscheana. «Assim falava Zaratrusta» devia ser leitura obrigatória 🙂

    Aguardo com ansiedade curiosa o próximo post sobre a psicanálise e o paralelismo com esse grande filósofo!

    Abraços!

    Curtir

  2. Lucas Nápoli

    Olá Cláudio! Que bom ter sua presença aqui novamente!

    Nietzsche é daqueles filósofos que não te deixam com sono ao ler seus livros – algo que acontece frequentemente com os pensadores sistemáticos como Kant, Descartes, Aristóteles. Todos eles são importantes, mas Nietzsche te faz pensar não apenas com o cérebro mas com as vísceras. Ainda não li o Zaratustra (pretendo-o em breve). Meu predileto é a autobiografia dele, “Ecce Homo” que é infinitamente mais útil que qualquer livro de auto-ajuda.

    Um grande abraço!

    Curtir

  3. Alexandre Brito

    Discussões acerca da vida (e morte) enquanto aquilo que insiste são temas que também me interessam. Inaugurei um blog sobre estes temas e aguardo a segunda parte deste seu post para o exercício do pensamento. Abraços

    Curtir

  4. Lucas Nápoli

    Olá Alexandre! Já fui visitar seu blog! Gostei muito do seu estilo de escrita. De fato, nossos blogs compartilham muitas temáticas.
    Provavelmente amanhã a segunda parte do post será publicada.
    E vamos conversando!
    Grande abraço!

    Curtir

  5. Alexandre Brito

    Valeu!!!
    Realmente compartilham!
    Me interesso pela força do pensamento de Nietzsche e espero para poder ler a segunda parte.
    Abraços

    Curtir

  6. Oi Lucas,
    Recomendo que leia “Genealogia da Moral” e “Além do Bem e do Mal”, as obras mais psicanalíticas de Nietzsche. Em “Genealogia”, da Companhia das Letras, há um interessante posfácio do Paulo César de Souza, também tradutor de Freud, sobre a semelhança entre esta obra de “O mal-estar na civilização”, comentando as ideias precursoras de Nietzsche semelhantes aos instintos/impulsos eróticos e de morte freudianos.
    Um abraço.

    Curtir

  7. Lucas Nápoli

    Olá Vladimir!
    Obrigado pelas indicações! Ambos eu comecei a ler mas não cheguei a terminar. A edição que tenho d’A Genealogia é essa mesma, com tradução e comentários do Paulo César.
    Penso que Nietzsche e Freud, assim como Bergson, compartilham de um mesmo “zeitgeist” cuja idéia central é a crítica à razão tradicional.
    Outra curiosidade envolvendo Nietzsche e a Psicanálise envolve a segunda tópica freudiana. O conceito de “das Es” que a Standard Edition traduziu por “Id” na verdade Freud o tomou de Grooddeck que o utilizava há algum tempo e numa acepção um tanto quanto distinta. Groddeck, por sua vez, foi buscar o termo precisamente em Nietzsche!
    Grande abraço!

    Curtir

  8. Pingback: “E agora, José?” – Niilismo e fim de análise | Lucas Nápoli

Deixe um comentário