O que é Nome-do-Pai?

Olá! Tudo bem? O conteúdo que você está buscando não se encontra mais disponível aqui, pois foi reunido no ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”. Sem falsa modéstia, trata-se de praticamente um curso de introdução à Teoria Psicanalítica. Para conhecer e adquirir o livro digital, é só clicar aqui.

Se você se interessa muito por Psicanálise, considere também participar da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade online exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda. O valor da assinatura mensal é de apenas R$39,99 por mês e, além das aulas, você tem acesso a diversos conteúdos exclusivos.

45 comentários sobre “O que é Nome-do-Pai?

  1. carlos ferreira

    Lucas, excelente o seu artigo. A sua escrita do Nome do Pai é simples e direta permitindo aos leigos em geral entenderem os entrocados e fantásticos conceitos lacanianos, e o Nome do Pai certamente é um deles ao lado do objeto a . Embora estejamos num mundo “pós contemporâneo, “, a ordem fálica ainda é estruturante da “realidade” assim como as suas metáforas maternas e paternas. É o que se observa na clinica e na vida. e o que me parece que ainda causa muito desconforto às mulheres ( não sou machista).
    Eu te sugiro aqui, com sua capacidade de síntese e objetividade, escrever um artigo sobre os quatro discursos e ainda mais um sobre os registros RSI.
    Parabéns
    Carlos Ferreira
    Psicanalista em constante formação!

    Curtir

  2. Lucas Nápoli

    Oi Carlos, meu amigo, que bom que você gostou do texto! Suas sugestões já estão anotadas! São temas complexos, mas espero poder abordá-los em breve aqui!

    Um forte abraço!

    Curtir

  3. Lucas, não imaginava que nada disso existisse e permeasse o meu dia a dia. Sempre tive grande dificuldade de entender o papel de Lacan.
    Obrigado por ser claro em suas explicações.

    Curtir

  4. Lucas Nápoli

    Olá Luciano! Lacan é um autor com uma escrita excessivamente hermética. Daí a nossa dificuldade em entender suas ideias e conceitos.

    Muito obrigado pelo comentário. A pareça sempre!

    Um forte abraço!

    Curtir

  5. Pingback: Questionando o “óbvio”: a falta é a causa do desejo? (parte 1) | Lucas Nápoli

  6. Luis Fernando Arruda

    Olá Lucas! Sou psicólogo há 23 anos com especialização em Psicodrama Terapêutico. Há cerca de um ano resolvi mudar de abordagem optando pela psicanálise lacaniana. Estou gostando bastante mas confesso que tenho apanhado muito. E tive a grande felicidade de encontrar seu blog. Você é claro e extremamente didático. Parabéns!!!

    Curtir

  7. Lucas Nápoli

    Olá Luis Fernando! Muito obrigado pelo feedback! Espero que meus textos lhe ajudem em seu percurso pela psicanálise de orientação lacaniana.
    Um forte abraço e continue acessando o site!

    Curtir

  8. Lucas Nápoli

    Olá Analu! Fique à vontade. O conhecimento que compartilho aqui é para ser espalhado mesmo!

    Um forte abraço e continue acompanhando o blog!

    Curtir

  9. Claudia

    Lucas,
    Gostei do texto!!
    Na ultima linha do penúltimo parágrafo nao seria deseja no lugar de desejo?!

    Curtir

  10. Lucas Nápoli

    Olá Claudia! É “deseja” mesmo e não “desejo”. Obrigado pelo comentário e pela pontuação! rs

    Forte abraço e apareça sempre!

    Curtir

  11. Carina

    Lucas, você deu uma explicação simples e clara para uma estudante quase leiga em Lacan!! Ótimo texto! Muito esclarecedor! Me senti assistindo uma aula!

    Curtir

  12. Lucas Nápoli

    Olá Carina! Fico realmente muito feliz em saber que o texto foi esclarecedor!

    Um grande abraço e apareça sempre!

    Curtir

  13. Marlene Jéssica

    Lucas você é o cara!Parabéns…Gostaria que todos os textos de Lacan, Freud e muitos outros fossem nesse estilo que você adotou.rsrs

    Curtir

  14. Lucas Nápoli

    Olá Marlene! É muito bom ler comentários como esse, pois me estimulam a continuar escrevendo!

    Apareça sempre!

    Grande abraço!

    Curtir

  15. Cláudio

    Muito bom Lucas! Concordo, essa “última palavra” significa que é no limite do simbólico que o significado aparece para o sujeito, daí outro termo relacionado: castração.

    Curtir

  16. Lucas Nápoli

    Que ótimo, Paulo Sergio! Muito obrigado pelo feedback! Leia outros textos da série “Glossário psicanalítico”. Forte abraço!

    Curtir

  17. bianca rubens

    vlw lucas, o texto eh bastante interessante, pq além de trazer teoria, vc n se deteve apenas a ela, vc trouxe alguns comentarios bem interessantes

    Curtir

  18. Silvana

    Muito bom o texto!!! E você consegue fazer Lacan ficar muito fácil….Há anos estudo Lacan e às vezes é difícil entender, mas, dessa maneira é muito bom…..

    Curtir

  19. renan

    lucas, poderia dar
    um exemplo clinico de como alguma desordem possa ser causada por relaçao direta do Nome-do-Pai? Obrigado!

    Curtir

  20. Lucas Nápoli

    Olá Renan. Segue uma ilustração clínica:

    De acordo com a primeira parte do ensino de Lacan (anos 1950), a psicose seria resultante de uma forclusão do Nome-do-Pai, ou seja, o psicótico, diferentemente do neurótico, não poderia contar com esse elemento central que lhe permitiria ter acesso à realidade simbolicamente constituída. Nesse sentido, o psicótico ficaria refém da realidade caótica e sem lei do desejo materno.

    Grande abraço!

    Curtir

  21. Meu caro Lucas Napoli.
    Tenho 73 anos, já sou advogado e engenheiro de telecomunicações, mas caí na besteira de cursar Psicologia na Facid, aqui em Teresina -PI. Tudo ia muito bem até que chegou a vez de cursar a disciplina Psicanálie. Aí, danou-se tudo. Não estou entendendo nada. Nas muitas pesquisas que fiz pela internet, deparei-me com este seu artigo e percebi que se a literatura fosse tal como você escreve Psicanálise ser tornaria muito fácil de se aprender. Seu artigo deu-me um novo ânimo e espero que você escreva mais artigos com toda essa simplicidade. Um grande abraço e obrigado.

    Curtir

  22. Fátima

    Oi Lucas,
    Parabéns pela escrita elegante e clara!
    Agora na “terceira idade” tenho tentado entender Lacan. Já que sempre interessei-me por linguística, pensei que seria viável…ahhh, que tarefa difícil para um leigo!!. Suas “aulas” – e o são mesmo! têm sido decisivas pra eu não desistir.
    Muito obrigada.

    Curtir

  23. REGINA ARAUJO

    oi lucas napoli boa noite achei seu texto fantastico parabens abriu mais novos horizontes para mim. bjs

    Curtir

  24. josemar

    Caramba! Sou aluno de psicologia a professdora deu duas aulas e eu não entendi o assunto li seu texto e de primeira peguei. Parabéns pela linguagem e obg.

    Curtir

  25. Naiara

    Meus parabéns!
    Explicação clara e consistente sobre um tema que a meu ver é de difícil manejo.

    Naiara Travaglia Vitoy

    Curtir

  26. Leonardo

    Obrigado. Me ajudou a entender melhor o “nome-do-pai. Sua forma de escrever é bem clara.

    Curtir

Deixe um comentário