Quem apanha da realidade se refugia na fantasia

“Ninguém gosta de mim”, “ninguém me respeita”, “todo homem só se aproxima de mim para se aproveitar”, “toda mulher é interesseira”. Essas são algumas das teorias que construímos e saímos propagando por aí quando estamos emocionalmente doentes.

Uma das características mais marcantes do adoecimento psicológico é o afastamento da realidade. Quanto mais grave é a enfermidade, mais distante o sujeito se coloca da fluxo real da existência.

Isso se deve ao fato de que geralmente o gatilho que desencadeia uma patologia psíquica é uma experiência de frustração ou de opressão vivida na realidade. Assim, para se proteger, o sujeito se afasta do mundo e mergulha na segurança e previsibilidade oferecidas por suas fantasias. Em outras palavras, para se defender de um mundo onde as coisas acontecem de modo imponderável e muitas vezes surpreendente, o sujeito se refugia em seu próprio universo psíquico.

No reino das fantasias, não há espaço para o aleatório, o imprevisível, o eventual. Tudo faz sentido. A fantasia encaixa todos os acontecimentos num enredo fixo e repetitivo. Ao se afastar da realidade, o sujeito passa a enxergá-la exclusivamente com os óculos de sua fantasia.

Por exemplo, após receber um “fora”, o sujeito pode encarar esse acontecimento como uma comprovação de que “ninguém gosta dele”. Da mesma forma, ao ser tratada com indiferença pela atendente do banco, a pessoa imersa em sua fantasia pode interpretar tal situação como a prova cabal de que “ninguém a respeita”.

Embora tais fantasias não sejam nada agradáveis, elas colocam ordem na experiência, dando ao sujeito a convicção de que nada do que acontece consigo é por acaso. Essa sensação de que “tudo faz sentido” proporciona à pessoa conforto e uma impressão ilusória de controle. Assim, para se proteger de uma realidade que não lhe foi favorável no passado, o indivíduo se deixa aprisionar no cárcere de suas fantasias.

Você acredita que está passando ou já tenha passado por isso? Conhece alguém que esteja nessa condição?


Participe, por apenas R$39,99 por mês, da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda.

➤ Adquira o meu ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”

➤ Adquira o meu ebook “O que um psicanalista faz?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s