Por qual livro devo começar a estudar Psicanálise?

Essa é uma das questões que mais me faziam na época em que eu abria diariamente a caixinha de perguntas nos stories do Instagram.

Quem me acompanhava naquela época sabe que eu jamais recomendei qualquer um desses manuais introdutórios, tipo aqueles do Zimerman.

Nunca sugeri também os textos de introdução à Psicanálise escritos pelo próprio Freud.

Eu indicava sempre a leitura de uma obra que possibilitasse ao neófito a conquista do MODO DE PENSAR necessário para estar no campo psicanalítico.

Que modo de pensar é esse?

Trata-se de um olhar sobre o comportamento humano que ultrapassa o senso comum.

Ontem mesmo eu estava conversando com um colega também psicanalista sobre o fato de que certas abordagens teóricas em Psicologia são basicamente senso comum disfarçado de linguagem científica.
A Psicanálise não.

A Psicanálise DESAFIA o senso comum.

E quem deseja se introduzir no campo analítico precisa aprender a pensar dessa maneira não convencional.

Esse olhar diferenciado é aquele que trabalha com a suposição do Inconsciente.

É essa suposição que leva o analista a não se contentar com as explicações mais ou menos óbvias do senso comum.

Portanto, quem deseja adentrar o universo psicanalítico precisa se habituar a olhar para o comportamento humano tendo sempre em mente a suposição do Inconsciente.

E o livro que, do meu ponto de vista, é o que melhor ajuda o neófito a desenvolver esse “hábito”  é “Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana”, publicado por Freud em 1901.

Nesse volumoso trabalho, Freud vai simplesmente demonstrar, por meio de DEZENAS de exemplos, como o Inconsciente se manifesta no nosso cotidiano.

A argumentação do velho é desenvolvida de forma tão cristalina que somente uma pessoa com muita má vontade é capaz de sair da leitura desse texto sem estar convencida da existência do Inconsciente.

É como se o Inconsciente fosse um animal exótico e Freud estivesse convidando você a ir observar esse animal em seu hábitat natural, a saber: nos esquecimentos, nos lapsos, nos enganos, nos erros…

Esse foi o primeiro livro de Psicanálise que li na vida e, depois dele, nunca mais consegui olhar para a existência sem levar em conta o Inconsciente.


Participe, por apenas R$39,99 por mês, da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda.

➤ Adquira o meu ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”

➤ Adquira o meu ebook “O que um psicanalista faz?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s