
O que acontece com uma pessoa que é criada por pais controladores e autoritários?
Existem, basicamente, duas possibilidades:
O sujeito desenvolve um caráter rebelde, reativo, revoltado ou se torna reprimido, tolhido, sufocado.
Esse segundo destino foi o de Cíntia, pseudônimo da paciente cujo caso clínico comentei na AULA ESPECIAL que foi publicada hoje (sexta) na CONFRARIA ANALÍTICA.
Na infância, essa moça conviveu com um pai distante e uma mãe que controlava sua rotina de forma extremamente rígida e minuciosa.
Um ambiente marcado pelo excesso de controle leva a criança a olhar para seus impulsos e tendências espontâneas como se fossem elementos perigosos.
Ao ser obrigado a se submeter a tantas exigências e imposições do outro, o sujeito acaba chegando à conclusão de que não pode confiar em si mesmo.
E foi justamente isso o que aconteceu com Cíntia. Ela se tornou uma pessoa insegura, sem autonomia e com medo do próprio desejo.
A repressão exercida pelo controle materno foi tão forte que a moça não conseguiu integrar sua s3xualid4de.
Resultado: falta de vontade de tr4ns4r, vagynysmo e… pensamentos obsessivos.
Sim. Como não é possível virar as costas para a próprio desejo sem algum tipo de “compensação”, Cíntia acabou desenvolvendo sintomas neuróticos.
Sua analista tem sentido dificuldade para ajudá-la. A paciente resiste a falar sobre suas obsessões e o tempo todo demanda conselhos e orientações.
Como manejar esse caso?
De que forma os pensamentos obsessivos de Cíntia estão articulados com a postura controladora da mãe?
Por que a paciente espera que sua terapeuta seja uma conselheira?
Estas e outras perguntas são respondidas na aula especial “ESTUDOS DE CASOS 06 – Da mãe controladora aos pensamentos obsessivos – o caso de Cíntia”, que já está disponível na Confraria.
Trata-se de uma mais uma aula do módulo ESTUDOS DE CASOS, em que comento casos clínicos reais enviados por alunos da nossa escola.
Aproveite a BLACK FRIDAY e tenha acesso a todos os meus produtos digitais com desconto!
Primeiro mês de assinatura mensal da Confraria – de 49,99 por 34,90 – https://bit.ly/47pk3i1 (OFERTA VÁLIDA ATÉ ÀS 23H59 DESTA SEXTA – 24/11/2023)
Assinatura anual da Confraria – de 497,00 por 397,00 – https://bit.ly/47tyXn4
E-book “O que um psicanalista faz?” – de 37,00 por 24,90 – https://bit.ly/3MBUlOK
E-book “Psicanálise em Humanês” – 67,00 por 44,90 – https://bit.ly/3surLYS