Entenda como é feito o diagnóstico de transtorno bipolar

Há muito tempo, o termo “bipolar” ultrapassou as fronteiras do mundo psi e caiu nas graças do senso comum.

Assim, frequentemente ouvimos pessoas dizerem que fulano de tal é “bipolar” porque muda de atitude ou de humor de forma abrupta.

De fato, esse uso popular do termo tem um pouco de relação com seu sentido técnico.

Contudo, é preciso deixar claro que um indivíduo não é diagnosticado com transtorno bipolar apenas por mudar de opinião com facilidade.

A expressão “transtorno bipolar” foi inventada na década de 1980 para substituir o termo “psicose maníaco-depressiva”, que vinha sendo utilizado desde o século XIX.

Assim, as duas polaridades em questão são a mania e a depressão.

Um sujeito em estado maníaco fica (aparentemente “do nada”) patologicamente “energizado”, tornando-se excessivamente eufórico ou irritável.

Essa mesma pessoa pode, alguns dias depois, ou em outro momento da vida, entrar em depressão e ficar exageradamente triste, vazia e sem vontade de viver.

A psiquiatria contemporânea especifica dois tipos de transtorno bipolar: o tipo I, mais raro, diagnosticado pela presença de apenas um episódio maníaco ao longo da vida; e o tipo II, mais prevalente, caracterizado por pelo menos um episódio hipomaníaco (uma forma mais atenuada de mania) e um episódio depressivo.

Eu decidi apresentar aos alunos da CONFRARIA ANALÍTICA, minha escola de formação teórica em Psicanálise, uma visão psicanalítica sobre essa patologia.

Antes disso, julguei necessário ministrar uma aula explorando DETALHADAMENTE os critérios utilizados pela psiquiatria para diagnosticá-la.

O título dessa aula é “Transtorno bipolar: critérios para o diagnóstico” e ela acaba de ser publicada no módulo AULAS ESPECIAIS – TEMAS VARIADOS da Confraria.

Link para fazer parte da Confraria: https://confrariaanalitica.com/ .


Participe da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda.

➤ Adquira o meu ebook “Entenda-se: 50 lições de um psicanalista sobre saúde mental”

➤ Adquira o meu ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”

➤ Adquira o meu ebook “O que um psicanalista faz?”

➤ Adquira o pacote com os 3 e-books.

Deixe um comentário