
Quando uma pessoa procura terapia, ela evidentemente está buscando soluções para os problemas emocionais que apresenta.
Nesse sentido, o maior benefício que um processo terapêutico pode proporcionar ao paciente é a eliminação ou atenuação da condição de sofrimento em que o sujeito se encontra.
Por outro lado, durante o desenrolar do tratamento, o paciente tem a oportunidade de desenvolver uma série de habilidades que são, em si mesmas, benéficas para sua saúde mental.
São, por assim dizer, “efeitos colaterais” da passagem por um processo terapêutico.
Uma delas é o que eu chamaria de AUTO-OBSERVAÇÃO REFINADA.
Todas as pessoas espontaneamente observam o próprio comportamento e tiram conclusões sobre quem são, o que desejam e como funcionam.
Não obstante, o grau de precisão dessa auto-observação “natural” é muito baixo.
A experiência de falar sobre si durante quase 1 hora, toda semana, para uma pessoa que está ali disponível para te escutar produz um “upgrade” brutal nessa capacidade de se observar.
Você começa a enxergar certos padrões de funcionamento que anteriormente passavam completamente desapercebidos.
E isso acontece por basicamente duas razões:
(1) Ao ter que falar de si semanalmente, você inevitavelmente se torna mais atento aos próprios comportamentos e à maneira como reage às situações;
(2) Toda terapia leva o paciente a questionar o modo como habitualmente se percebe, levando-o a considerar outras dimensões de sua conduta que outrora eram menosprezadas.
Veja esse exemplo:
Graças ao aperfeiçoamento da sua capacidade de auto-observação obtida no processo terapêutico, Marcelo tomou consciência de que sutilmente PROVOCA o ciúme de sua namorada.
Essa constatação possibilitou ao paciente evitar novas situações de conflito com a parceira que poderiam ter acontecido se ele continuasse ignorando a maneira como funcionava.
Marcelo ainda não conseguiu se livrar dos pensamentos obsessivos que o levaram a procurar terapia.
Todavia, o desenvolvimento dessa auto-observação mais refinada e precisa — esse “efeito colateral” da terapia — foi, por si só, favorável à sua saúde mental.
Participe, por apenas R$49,99 por mês ou 497,00 por ano, da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda.
➤ Adquira o meu ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”
➤ Adquira o meu ebook “O que um psicanalista faz?”