
— E esse foi o quinto vestido só neste mês… — disse Luana com os olhos marejados.
— Qual foi o gatilho desta vez? — perguntou Priscila, a psicanalista com quem Luana passou a se tratar há três semanas.
— De novo foi uma discussão com meu marido. Toda vez é a mesma coisa: ele diz que eu tô fazendo drama e que só vai conversar comigo quando eu falar como uma pessoa normal.
— Como é que você fica quando ele diz esse tipo de coisa?
Luana permaneceu alguns segundos em silêncio, pensando. Por fim, em prantos, respondeu:
— Eu nem sei te dizer, Priscila. Vem uma angústia tão grande… Uma mistura de raiva com desespero… E aí, na hora me vem a vontade de entrar no site e comprar alguma coisa.
— Você se sente melhor depois de fazer a compra?
— É como eu te falei na semana passada… Na hora que eu termino de fazer o pedido, eu sinto uma alegriazinha, como se fosse uma compensação por esse sofrimento todo que eu vivo com o Carlos.
— Mas depois… — interveio a terapeuta já imaginando o que a paciente diria.
— Isso… Depois vem o arrependimento, a culpa… Igualzinho na época da comida.
Com a expressão “época da comida”, Luana está se referindo ao período em que sofreu de compulsão alimentar.
A jovem dentista chegou a engordar 15 quilos em dois meses devido aos episódios de comer compulsivo que ocorriam, em média, 2 vezes por semana.
Desesperada, Luana decidiu se tratar em uma famosa clínica de emagrecimento, que oferecia acompanhamento nutricional, psiquiátrico e terapia cognitivo-comportamental.
O tratamento foi um “sucesso”: após cerca de 2 meses, a dentista não tinha mais episódios de compulsão alimentar e conseguiu emagrecer bastante.
O problema é que, ao invés de comer compulsivamente, Luana passou a ter compulsão por compras.
Não era só o seu corpo que estava emagrecendo, mas sua conta bancária também…
Por que será que isso aconteceu?
A resposta está na AULA ESPECIAL “Compulsão alimentar: como a Psicanálise aborda e trata esse problema”, que estará disponível hoje para quem está na CONFRARIA ANALÍTICA.
Participe, por apenas R$49,99 por mês ou 497,00 por ano, da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda.
➤ Adquira o meu ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”
➤ Adquira o meu ebook “O que um psicanalista faz?”