O comentário vencedor da promoção do post anterior foi elaborado por Mariane Feltes Decussatti. Mariane receberá em sua casa um exemplar do livro “AUTISMO: não espere, aja logo!”, de Francisco Paiva Junior. Confira abaixo, na íntegra, o comentário vencedor:
Com o Gabriel
Aprendi que existem várias formas de se comunicar com alguém. E que, quando a gente ama, o nosso coração acha o caminho. Que com paciência, dedicação e amor, ele vai entender, ele vai compreender você.
Aprendi a respeitar todas as diferenças. E que, apesar de diferentes, para Deus somos todos iguais.
Aprendi, infelizmente, que a falta de informação é cruel.
A informação pode fazer coisas maravilhosas como a inclusão.Que nem sempre “birra” é má educação e que choro significa “manha”.
Talvez ele apenas não goste do lugar, do barulho, talvez ele seja sensível demais a coisas que você sequer consegue perceber!
Quando aceitei realmente que o Gabriel era um Autista, a única informação que eu encontrava em português pela internet era aquela:
“Autista não olha nos olhos, não demonstra afeto, enfilera brinquedos” Affhhh! Eu tinha vontade de abrir a janela e gritar para todo mundo ouvir:NÃO É BEM ASSIM!!!!
Ele é uma criança, um ser humano.
Ele sorri, chora, brinca de formas diferentes, mas e daí?Quem disse que ser diferente é ruim?
Autismo não é algo que tem que ser escondido ou mascarado.
Assumir para o mundo que a criança é especial é inclusão.E é uma pena que nem todos pensam assim!