Você já deve ter ouvido algum palestrante argumentando que o trabalho deve ser capaz de nos proporcionar “realização pessoal”. Contudo, raramente se faz menção ao significado dessa expressão, de modo que “sentir-se realizado” se mostra um ideal vago e abstrato. No vídeo abaixo proponho uma interpretação bastante específica para a noção de “realização pessoal” baseada nas concepções teóricas de Winnicott, psicanalista que identificou a necessidade de “sentir-se real” como uma das tendências mais básicas do indivíduo.
Adoro esse site, pois tornou-se meu referencial de tira dúvidas em relação a conceitos ainda confusos para mim em Psicanálise. Há algum tempo procuro conceitos mais próximos do “humanês” de Gozo e Outro em Lacan, e não encontro. Espero que um dia esses conceitos façam parte do Glossário Psicanalítico. Parabéns pelo site e pela iniciativa de ajudar diversos estudantes de psicologia e psicanálise.
CurtirCurtir
Olá Jhonis! Muito obrigado por prestigiar o site! Suas sugestões já estão anotadas!
Grande abraço!
CurtirCurtir
confiança, extamente é esse sentimento que tenho ao
ler seus artigos e videos.
CurtirCurtir
Estou aprendendo muito no site. Adorei. A linguagem é bem clara sem deixar de ser técnica, muito bom. Obrigada por compartilhar de sua sabedoria e conhecimento conosco. A ideia dos vídeos nos esclarece bastante.
CurtirCurtir
Muito obrigado, Neli! 🙂
CurtirCurtir
Olá Cleusa! Obrigado pelo feedback!
É muito bom saber que você tem gostado dos textos e dos vídeos!
Grande abraço!
CurtirCurtir