O que é o grande Outro lacaniano?

Olá! Tudo bem? O conteúdo que você está buscando não se encontra mais disponível aqui, pois foi reunido no ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”. Sem falsa modéstia, trata-se de praticamente um curso de introdução à Teoria Psicanalítica. Para conhecer e adquirir o livro digital, é só clicar aqui.

Se você se interessa muito por Psicanálise, considere também participar da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade online exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda. O valor da assinatura mensal é de apenas R$39,99 por mês e, além das aulas, você tem acesso a diversos conteúdos exclusivos.

12 comentários sobre “O que é o grande Outro lacaniano?

  1. Jhonis Pereira

    Muito obrigado por tornar esse conceito claro como o dia!. Enfim tenho uma compreensão mais prática do que teórica. Usando os posts do blog para facilitar minhas leituras na psicanálise.

    Curtir

  2. Marlon de Sá

    Olá Lucas! conheci seu site há pouco tempo, sou estudante de psicologia, e estou muito interessado em psicanálise. Ainda sou iniciante, suas postagens me tiraram muitas dúvidas, mas ainda tenho várias kkkkk e uma delas é em relação ao conceito lacaniano de ”gozo”, a relação deste com os sintomas, já ouvi muitas coisas sobre gozo, mas ainda não consigo entender, sempre levo para o lado do prazer absoluto, não sei se é isso. Acho que seria interessante uma postagem explicando esse conceito. Você explica muito bem! =D abraços.

    Curtir

  3. Fábio Roberto

    Olá, Lucas! Agradeço pelo tempo que você destina a criação destes textos que explicam de forma simplificada algo que, à primeira vista, parece complexo e exige uma demanda maior de estudo por parte do leitor. Continue sempre! Obrigado!

    Curtir

  4. Lucas Roland

    Muito bom, meu xará!

    Um exemplo simbólico de uma experiência perversa com a figura do Grande Outro pode ser encontrada em uma das cenas iniciais ou finais do filme 1984.

    Inclusive, o assunto me lembrou de um texto meu que dizia assim:

    “Figuras autoritárias da Universidade não podem entender Lacan.
    Uma vez escutei uma professora universitária, que exerce função de orientadora para pesquisadores, dizer que sempre leu Lacan mas nunca conseguiu entendê-lo. Ora, ela não pode, não quer e não irá entender Lacan. Caso ela entenda Lacan, perceberá a besta histérico-autoritária que ela é diante da autenticidade das ideias e estilos singulares de escrita de seus orientandos. E todo o conjunto de discursos de defesa à favor da autenticidade, da individualidade, da singularidade e da criatividade original que são berrados em salas e corredores da instituição universitária caem por terra e se revelam engodos. Compreendendo Lacan, essas figuras autoritárias da universidade se descobrirão como o “Outro” que produz o discurso no inconsciente, o “Outro” que produz desejo sobre o desejo alheio.”

    Curtir

  5. Lucas Nápoli

    Olá Marlon! O conceito de “gozo” já está na lista para os próximos posts!

    Grande abraço!

    Curtir

  6. Dállia Ribeiro

    Que texto fantástico Lucas! Sou estudante de Psicologia e mesmo lendo bastante sobre o assunto, ainda não tinha compreendido esse conceito… rsrs
    Obrigada! Me ajudou bastante!!!
    Aproveitei pra dar uma lida em outros textos aqui e te dou os parabéns pelo blog… Sua linguagem é muito clara e de fácil entendimento!!! Não é todo mundo que consegue falar de psicanálise com essa propriedade e ainda se fazer entender, mesmo para aqueles que não a conhecem mais a fundo.
    Grata pela contribuição!
    Abraços!

    Curtir

  7. Lucas Nápoli

    Muitíssimo obrigado pelo feedback, Dállia!

    Fique sempre à vontade para comentar!

    Grande abraço!

    Curtir

  8. Pingback: Episódio 011 – Singularidade Na Matrix – Singularidade Podcast

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s