O que devo fazer para me tornar psicanalista?

1 PRECISO TER FORMAÇÃO SUPERIOR PARA SER PSICANALISTA? Não. A Psicanálise não é uma profissão regulamentada pelo Estado brasileiro. No limite, qualquer pessoa, independentemente do seu grau de escolaridade, pode se autonomear psicanalista e atender pessoas dizendo praticar a Psicanálise.

2 ENTÃO, QUEM GARANTE QUE UMA PESSOA É VERDADEIRAMENTE UM PSICANALISTA? Ninguém. Não existe uma entidade universalmente reconhecida por todos os psicanalistas que esteja autorizada a oferecer um “diploma” ou “certificado” de psicanalista. Existem diversas instituições que fornecem uma formação em Psicanálise mais ou menos organizada, mas nenhuma delas funciona como um tribunal supremo que define quem é e quem não é psicanalista.

3 NÃO SERIA MELHOR TER UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE RECONHECIDO PELO MEC SEMELHANTE AO QUE ACONTECE COM A PSICOLOGIA? Não. Isso faria o exercício da Psicanálise se tornar dependente de uma formação protocolar baseada em parâmetros de ordem estatal que poderiam ser estranhos e até avessos ao campo psicanalítico.

4 OK, ENTENDI, MAS E SE EU QUISER ME TORNAR PSICANALISTA. O QUE DEVO FAZER? Três coisas: a primeira e mais importante é submeter-se a uma análise e levá-la até o fim (o que pode levar muitos anos); a segunda é estudar sistematicamente a teoria psicanalítica, começando pelas obras dos grandes autores, a saber: Freud, Ferenczi, Klein, Winnicott e Lacan. Saiba que esse estudo não acaba nunca. Você precisaria de, no mínimo, umas 3 vidas para conseguir abarcar toda a literatura analítica. A terceira coisa é submeter-se a uma supervisão por parte de um analista mais experiente, sobretudo nos primeiros anos de prática clínica. Você pode fazer essas 3 coisas independentemente ou no interior de uma instituição.

5 E QUANDO PODEREI COMEÇAR A ATENDER PESSOAS? Não, não chegará uma carteirinha te dando habilitação para clinicar, ok? Quem decidirá isso é você mesmo. Já ouviu falar numa coisa chamada ética? Pois é. Trata-se de uma decisão ética. É você quem deve avaliar o momento em que considera estar preparado para escutar outras pessoas. Seja responsável.

15 comentários sobre “O que devo fazer para me tornar psicanalista?

  1. Cruz

    Perfeita explicação. O compromisso da psicanálise é com a ética e não com o estado. Parabéns pela descrição.

    Curtir

  2. Anderson Silva

    Olá, doutor Lucas. Tenho uma dúvida, tenho procurado instituições para fazer psicanálise e o pré-requisito para fazer o curso é ter formação superior em Psicologia ou medicina, ou em outras instituições que precisa só ter algum curso superior. Agora estou em dúvida, qual é o melhor caminho para estudar a psicanálise?

    Curtir

  3. Lucas Nápoli

    Olá, Anderson! Algumas instituições de fato impõem tal exigência, mas a grande maioria, não. Além disso, você não precisa necessariamente fazer uma formação institucional, mas pode fazer uma formação independente (como foi o meu caso). Saiba mais neste vídeo: https://youtu.be/1NDK00zpz4w Um abraço!

    Curtir

  4. Fabiana Costa

    O seu curso no final nos da condições de ser psicanalista?
    Se necessário as 3 coisas… como faço? Procuro psicanalista aleatório, para análise? E o supervisor?
    Obrigada 🙏🏼🙌🏼🇯🇵

    Curtir

  5. Lucas Nápoli

    Oi, Fabiana! A Confraria Analítica não é exatamente um curso, mas uma escola de formação teórica permanente e continuada em Psicanálise. A pessoa que deseja atuar como psicanalista precisa buscar um analista e um supervisor de forma independente. Será um prazer recebê-la na nossa escola! Grande abraço!

    Curtir

  6. Paola Rocha Schwartz

    Perfeita explicação, Dr.
    Como dito acima, “o compromisso da psicanálise é com a ética”.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos!

    Curtir

  7. Suely bezerra da silva

    Olá Dr.Lucas…estou maratonando seus vídeos e aprendido muito.Bem, se não recebemos um certificado ou carteira, como iremos provar para alguma autoridade que somos Psicanalistas? E se o curso disser que dps no final poderemos ter um certificado e uma formatura? Quer dizer que não é um bom curso?
    Obrigada!

    Curtir

  8. Lucas Nápoli

    Olá, Suely! Muito obrigado pelo prestígio! No Brasil, não é necessário “provar para as autoridades” que você é psicanalista, pois essa profissão não é regulamentada pelo Estado. Certificados, diplomas e formaturas de psicanalista são coisas 100% simbólicas, sem qualquer valor legal, diferentemente do que acontece com outras profissões que são regulamentadas pelo Estado, como a Psicologia. Grande abraço!

    Curtir

  9. Gláucio

    Bom dia, Lucas.
    Sou estudante de Psicanálise. Você faz atendimento on line e supervisão, considerando que precisarei realizar o tripé para minha formação?

    Curtir

  10. R.Romano

    – Passando 1 semana às tardes e às madrugadas a procurar um curso livre de Psicanálise Clínica e, de repente conheci o Dr. Lucas Nápoli/Confraria Analítica/Psicanálise em Humanês pelo canal do YouTube – Achei simplesmente fantástico! Muito me conquistou e me deixou seguro na sua forma clara e objetiva de orientar. De TUDO e de TODOS que vi até agora foi, com certeza, foi o único que me fez sentir a honestidade em suas palavras. Um grande pena não poder ter um curso e certificação com o Dr. Lucas com tal finalidade que citei acima, entretanto já me inscrevi em seu canal e vou acompanhar tudo o que for possível! Parabéns Dr. Lucas Nápoli! (R.Romano/CantagaloGoyaz®).

    Curtir

Deixe um comentário