Resistência: por que todo paciente atrapalha o seu próprio processo terapêutico?

Desde o início de sua carreira como psicoterapeuta, Sigmund Freud, o criador da Psicanálise, se deparou com um fenômeno curioso, que ele chamou de RESISTÊNCIA.

O médico austríaco observou que seus pacientes pareciam EVITAR deliberadamente certos pensamentos que apontavam para a origem de seus sintomas neuróticos.

Eu digo que esse fenômeno é curioso porque ele aparentemente não faz muito sentido. Afinal, por que uma pessoa doente intencionalmente atrapalharia o trabalho do médico que deseja curá-la?

Estranho, né? Mas foi exatamente isso o que Freud constatou: seus pacientes queriam melhorar, mas, ao mesmo tempo, NÃO QUERIAM passar pelo processo necessário para a cura.

Como explicar essa aparente contradição com a qual todo psicanalista se depara em sua clínica?

A resposta está no entendimento de como se formam as nossas doenças emocionais.

Freud descobriu que a gente desenvolve problemas psicológicos na esperança de que, por meio deles, possamos resolver certos CONFLITOS PSÍQUICOS.

Conflitos entre certos desejos e nossas convicções morais.

Conflitos entre a percepção de uma realidade e a expectativa que tínhamos sobre ela.

Conflitos entre o amor e o ódio que sentimos por uma mesma pessoa.

Enfim, na tentativa de solucionar dilemas como esses, nós adoecemos. É como se os sintomas e inibições nos fizessem “esquecer” dessas questões.

Nesse sentido, o tratamento exigirá necessariamente levar o paciente a repensar seus conflitos a fim de ajudá-lo a encontrar outras formas de resolução que não passem pela via da doença.

É daí que vem a resistência!

Com efeito, se o sujeito adoeceu na esperança de resolver os conflitos, isso aconteceu justamente porque tais batalhas mentais provocam uma angústia quase insuportável.

Assim, é natural que ele RESISTA a retomar o contato com essas questões. A pessoa tem MEDO de voltar a experimentar aquela angústia.

Por isso, uma parte significativa do tratamento psicanalítico consiste em oferecer ao paciente o apoio necessário para que ele perca esse medo.


Aproveite a BLACK NOVEMBER e tenha acesso a todos os meus produtos digitais com desconto

Assinatura anual da Confraria – de 497,00 por 397,00 – https://bit.ly/47tyXn4

E-book “O que um psicanalista faz?” – de 37,00 por 24,90 – https://bit.ly/3MBUlOK

E-book “Psicanálise em Humanês” – 67,00 por 44,90 – https://bit.ly/3surLYS

Deixe um comentário