O Inconsciente é uma carta cujo remetente e o destinatário são a mesma pessoa: você

O Inconsciente não é apenas o quartinho psíquico da bagunça, onde você deposita objetos, vestimentas e trecos que supostamente não têm mais serventia.

O Inconsciente não é apenas a lata de lixo da alma, para onde vão todos os restos e dejetos que você precisa descartar para viver limpinho.

O Inconsciente não é apenas a parte de baixo do tapete mental para a qual você varre aquela insistente poeira que não quer ver e nem quer que os outros vejam.

O Inconsciente é fundamentalmente um discurso, uma manifestação, um texto que você dirige a si mesmo. Fala contida, amordaçada, tolhida, que você insiste em articular e, ao mesmo tempo, resiste a escutar.

Do que se trata esse discurso? De velhos objetos, de roupas que saíram de moda, de restos, de dejetos, dessa poeira incômoda que, por mais que seja varrida, sempre volta…

É sobre essas coisas descartadas, ocultas, guardadas que você está sempre falando para si mesmo, escrevendo na própria carne. No Inconsciente.


Participe, por apenas R$39,99 por mês, da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda.

➤ Adquira o meu ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”

➤ Adquira o meu ebook “O que um psicanalista faz?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s