Neste quarto recado rápido falo sobre um dos aspectos que caracterizam um indivíduo emocionalmente maduro. Trata-se da capacidade de reconhecer que a realidade possui um funcionamento autônomo, ou seja, não se adaptando espontaneamente aos nossos desejos. Na maturidade emocional, somos capazes de reconhecer essa dimensão rígida do mundo, sem, no entanto, abrir mão do que queremos. O indivíduo emocionalmente maduro se dispõe a negociar a realização de seus desejos com o mundo com a consciência de que, nesse processo, a permanência de certo grau de insatisfação será inevitável.
Peço, por gentileza, às leitoras e aos leitores que deixem nos comentários um feedback acerca dessa nova série de vídeos. Vocês tem gostado? Fiquem à vontade para fazer críticas e sugestões!
Acredito muito no que voçe disse a realidade nos aproxima da verdade
CurtirCurtir
Gostei muito dos vídeos e dos textos….é realmente Psicanálise em humanês…Sobre a maturidade e negociação, achei ótimo….sem dar uma volta no mundo, você deixou claro o que significa “crescer” …eu acho muito legal a maneira de você falar da Psicanálise….
CurtirCurtir
Obrigado, Marcos!
Grande abraço!
CurtirCurtir
Obrigado pelo feedback, Silvana! Continue acompanhando as publicações!
Forte abraço!
CurtirCurtir