
A expressão “mecanismo de defesa” nasceu no campo psicanalítico.
Porém, acabou se popularizando tanto que muitas pessoas a utilizam hoje em dia sem fazerem a mínima ideia do que seja Psicanálise.
Todo o mundo acha que sabe meio intuitivamente o que ela significa, mas em Psicanálise o conceito guarda algumas especificidades que precisam ser assinaladas.
Para entender o que são os mecanismos de defesa do ponto de vista psicanalítico, primeiramente você precisa estar ciente de dois princípios fundamentais:
1 – A gente tem uma tendência natural a evitar situações de desprazer ou fugir delas. Freud chamou isso de “princípio do prazer”.
2 – Quase todos nós (exceto os psicóticos) temos uma imagem estável e coerente de nós mesmos que buscamos a todo custo manter intacta (é o que chamamos de “Eu”).
Agora suponha a seguinte situação:
A imagem estável e coerente que você tem de si mesmo (o seu Eu) possui, como uma de suas diversas características, a heterossexualidade.
Em outras palavras, você se vê, no espelho da alma, como uma pessoa heterossexual, QUER CONTINUAR SE ENXERGANDO ASSIM e acha que é assim mesmo que você deveria ser.
Imagine agora que brote dentro de você, de repente, um impulso de natureza homossexual.
Concorda comigo que tal desejo é incompatível com seu Eu?
Então… Como você (e todo o mundo) busca a todo custo manter intacta a imagem que tem de si, o surgimento desse impulso será vivenciado como algo AMEAÇADOR.
Afinal, ele coloca em risco a “integridade” do seu Eu.
Pronto: qual é o nome do sentimento que experimentamos quando nos sentimos ameaçados?
Isso mesmo: ANSIEDADE.
E a ansiedade é desprazerosa, não é?
Então… Lembra do primeiro princípio que eu citei acima?
Se a ansiedade é um afeto de desprazer, você tentará a todo custo fugir dele.
O problema é que a causa da ansiedade é um impulso, ou seja, algo que está DENTRO DE VOCÊ.
Como fugir de uma coisa interna?
É aí que entram os mecanismos de defesa!
Vamos continuar essa conversa lá na Confraria Analítica?
Quem está na comunidade receberá ainda hoje uma aula especial sobre os mecanismos de defesa.
Te encontro lá!
Participe, por apenas R$39,99 por mês, da CONFRARIA ANALÍTICA, uma comunidade exclusiva, com aulas semanais ao vivo comigo, para quem deseja estudar Psicanálise de forma séria, rigorosa e profunda.
➤ Adquira o meu ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”
➤ Adquira o meu ebook “O que um psicanalista faz?”