O que é recalque? (parte 1)

Olá! Tudo bem? Este conteúdo não se encontra mais disponível aqui, pois foi reunido no ebook “Psicanálise em Humanês: 16 conceitos psicanalíticos cruciais explicados de maneira fácil, clara e didática”.

O livro será lançado no dia 15/10 às 07h da manhã em meu perfil no Instagram: http://instagram.com/lucasnapolipsicanalista

Comprando no dia do lançamento você obterá um desconto IMPERDÍVEL!

Ah, e nos três dias anteriores ao lançamento (12, 13 e 14) eu ministrarei um minicurso gratuito de introdução à Psicanálise. Então, siga-me lá no Instagram e não perca!

Publicidade

25 comentários sobre “O que é recalque? (parte 1)

  1. Pingback: O que um psicanalista faz? (parte 4) | Lucas Nápoli

  2. Thaís

    Me identifiquei posha.
    Pensei que recalque fosse algo ligado à inveja, e querer o mal para os outros. Esclareceu bem o que é!

    Curtir

  3. Nani

    Pensei que fosse, quando vc manda alguém se recalcar, tipo: manter a postura, o equilíbrio, ficar na linha, saber se portar bem…

    Curtir

  4. Lucas Nápoli

    Olá Nani! Bem, você pode utilizar o termo como quiser pois o português é uma língua viva, mas na teoria psicanalítica o conceito de recalque tem um significado preciso, que eu busquei esclarecer a partir deste post.
    Um grande abraço e apareça sempre!

    Curtir

  5. Eliane

    Recalque é oprincipal mecanismo de defesa, é o bloqueio de fatos dolorosos, proteção do Eu,de alguma ideia realcada que o individuo não consegue conviver. Ele dempedera de ajuda especializada para resgatar este fato doloso a sua realidade, iniciando assim um processo de superação, e admitir sua real condição.
    ex. umpaciente em tratamento oncologico quimo, é questionado sobre seu tratamento e ele relata estar recebendo um complexo de vitaminas, não relata a medicaçao associado a seu tratamento não por omissão, mas por que é o que ele acredita.

    Curtir

  6. Lucas Nápoli

    Olá Eliane! Muito obrigado pelo comentário. Achei a primeira parte pertinente, só não entendi muito bem o seu exemplo. Poderia desenvolver um pouco mais? Fiquei curioso.

    Grande abraço e apareça sempre!

    Curtir

  7. Lucas Nápoli

    Olá Natália! Você não é a primeira que consegue desfazer esse mal-entendido – que é próprio da linguagem. De todo modo, não é de todo equivocado dizer que uma pessoa com dor de cotovelo é recalcada, só não o é no sentido psicanalítico do termo.

    Grande abraço e apareça sempre!

    Curtir

  8. cassio

    é axei tambem q recalque
    era um ato,de inveja,de qerer a pessoa mal
    mas esclreceu muito bem.
    obrigado

    Curtir

  9. Pingback: Por que muitos adolescentes atravessam uma fase de excessiva timidez em relação ao sexo oposto? | Lucas Nápoli

  10. nalu nei

    é possível uma pessoa, não ficar com a outra por recalque? porque ela é digamos, tem dinheiro , e ele é de origem bem pobre, e não a perdoa por causa disso, e apesar de gostar dela,ele a maltrata ? o que fazer nesses casos?

    Curtir

  11. Pingback: [Vídeo] Recalque | Lucas Nápoli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s